FORMATURA DA 1ª TURMA DO PROERD DA EE PROF. FLORIANA LOPES
No dia 30 de agosto de dois mil e treze, às 15h e 30 minutos realizar-se-à a formatura da 1ª turma do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência .
O PROERD é um programa de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por policiais militares, que ministram aulas para crianças do 5º ano do ensino fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Tem como modelo um programa criado pela polícia de Los Angeles (EUA), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais denominado
D. A.R.E ( Drug Abuse Resistance Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da fa-
mília e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais da Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do PROERD. Além de manter nossas crianças longe das drogas, com o PROERD, tem a possibilidade de fazer a aproximação do Policial Militar com a comunidade, já que ele trabalha com os alunos em sala de aula, fardado, na presença também do professor, fazendo com que haja uma melhor interação entre PM e a sociedade.
Parabéns a Direção Colegiada pela acolhida ao Programa, que ele possa ter continuidade e atingir futuras clientelas, e que outras unidades escolares da Rede Estadual e Escolas Particulares possam aderir a esse importante trabalho realizado pelos policiais militares.
SGE - Anisio de Jesus Gonçalves.
FESTA DA ESCOLA
No dia 14 de setembro a EE Prof. Celso Muller do Amaral a partir das 8 horas estará realizando a 9ª Festa da Escola em comemoração a mais um ano de atendimento a essa promissora comunidade.
Durante esse dia haverá atividades recreativas envolvendo alunos e a comunidade escolar visando a
integração e melhoria no relacionamento e comprometimento de uma educação para o sucesso.
SGE - Anisio de Jesus Gonçalves
CONFERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL
A II Conferência Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul - II COEED- MS, a ser realizada nos dias 6 ,7 e 8 de setembro de 2013, no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande -MS é etapa estadual da II Conferência Nacional de Educação - II CONAE, a realizar em Brasília em fevereiro de 2014.
A COOED-MS será organizada e coordenada pelo Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul - FEEMS, em colaboração com o Fórum Nacional de Educação -FNE, Ministério da Educação -MEC, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e instituições parceiras.
Estas conferências propõem a discussão das emendas ou parágrafos do Documento Referência, elaborado pelo Fórum Nacional de Educação, com o tema: O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração, do qual constam os sete eixos temáticos:
Eixo I : O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.
Eixo II : Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
Eixo III: Educação, Trabalho e desenvolvimento Sustentável: cultura ,ciência, tenologia, saúde e meio ambiente.
Eixo IV: Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
Eixo V: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
Eixo VI: Valorização dos profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
Eixo VII: Financiamento da Educação,Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.
Nestas conferências é importante a participação de toda a sociedade principalmente dos segmentos educacionais - gestores das escolas públicas e privadas, trabalhadores da educação pública e privada,conselheiros dos conselhos de educação, estudantes e pais - além dos setores sociais como entidades sindicais,movimentos de afirmação da diversidade,comunidade científica, movimentos em defesa da educação, instituições religiosas, Sistema S, entidades municipalistas, parlamentares, órgãos de fiscalização e controle , entre outros, para debater e apresentar propostas para a criação e implementação de políticas educacionais nacionais.
A Supervisão de Gestão Escolar estará representada nesse evento com a participação do Supervisor de Gestão Escolar Anisio de Jesus Gonçalves.
Dourados-MS, 01 de setembro de 2013.
SGE - Anisio de Jesus Gonçalves.
FORMAÇÃO CONTINUADA
No dia trinta de agosto de dois mil e treze nos turnos matutino, vespertino e noturno aconteceu nas escolas da Rede Estadual de Ensino a Formação Continuada nas escolas estaduais de Dourados-MS, cuja o tema foi "Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Estivemos acompanhando essas atividades nas seguintes escolas: EE Prof. Celso Muller do Amaral, EE Presidente Tancredo Neves e EE Prof. Floriana Lopes.
Na EE prof. Celso Muller do Amaral no período matutino fizemos uma oração e discorremos sobre a importância dessa reflexão, pois a política da inclusão é uma realidade nas escolas hoje, porisso a necessidade premente de capacitar pessoas que possam melhorar o seu desempenho e se envolver mais acintosamente com essa causa.
O trabalho foi direcionado pela diretora adjunta Prof. Elma Aparecida Gonçalves e a Professora Coordenadora Maria Nadir Haveroth.
Após assistir o vídeo sobre o tema exposto com bastante propriedade pela professora Vera Carbonari Coordenadora da Educação Especial iniciou-se as discussões que foram bastante apropriadas e pertinentes a realidade da inclusão dos alunos com transtornos globais e altas habilidades nas escolas e na sociedade.
Posteriormente visitamos a EE Presidente Tancredo Neves onde acompanhamos o direcionamento das discussões encaminhadas pelo Prof. Hildebrando Dalles Mascarin e a Coordenadora Pedagógica Maria Vilma Ferreira de Lira com oportunas intervenções da técnica da NUESP - Núcleo de Educação Especial
Prof.Verônica Menna Barreto e colocações oportunas feitas pela Prof. Silvana Regina Teixeira Barros responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais que abordou sobre as suas experiências a frente desse trabalho.
Finalmente visitamos a EE Prof. Floriana Lopes cuja reunião foi dirigida pela professora da Sala de Recursos Multifuncionais Prof. Rute Gomes Batista que relatou sobre suas experiências nesse trabalho, com importantes intervenções da diretora Prof. Marlene Menezes Noia e a diretora adjunta Prof. Erenildes Rodrigues Perentel e da técnica do NUESP Cedúlia da Silva Pais. Também a Professora Coordenadora Eleni Maria Pedrollo abordou sobre a elaboração do Projeto de Educação Inclusiva.
Gostaríamos de parabenizar as escolas pela realização dessa capacitação, e que as reflexões sejam o ponto de partida e possam contribuir para que a inserção dos alunos com transtornos globais e altas habilidades ocorram efetivamente nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
Dourados-MS, 01 de setembro de 2013.
PROCESSO SELETIVO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA ATUAR NO TRE-DOURADOS- MS
No dia 23 de agosto de 2013 foi realizada pelos Supervisores de Gestão Escolar de Dourados -MS a escolha dos dez alunos selecionados pelas escolas da Rede Estadual de Ensino, que irão concorrer a quatro vagas sendo duas na 18ª Zona Eleitoral e duas na 43ª zona eleitoral.
Foram selecionados os seguintes alunos: Cláudia Regina Silva dos Santos, Giovanna Passos da Silva, Giuliane Delvalle Morinigo, Jônatas Marques dos Santos, Karina Correia Cardoso, Loraine Baldissarelli de Abreu, Mariana Fahani Renovato, Paula Franciele Lemes, Rafaela Cabral Belini, Rebeca Brandão Maia.
Esses candidatos participaram de uma prova escrita que será realizada no dia três de setembro de dois mil e treze às 14 horas na sede dos respectivos cartórios eleitorais do seu município.
Desejamos sucesso aos selecionados e que possam abraçar essa oportunidade oferecida e desenvolver um bom trabalho.
Dourados-MS, 01 setembro de 2013.
SGE - Anisio de Jesus Gonçalves
CONCURSO PRÊMIO GESTÃO 2013
Prezados(as) Diretores(as)
Gostaríamos de parabenizar as seguintes escolas da Rede Estadual de Ensino pela participação no Prêmio Gestão Escolar 2013que foram as seguintes:
1- EE Antonia da Silveira Capilé
2 - EE Prof. Celso Muller do Amaral
3 - EE Dom Bosco
4 - EE Ramona da Silveira Pedroso
5 - EE Presidente Vargas
6 - EE Profª Floriana Lopes
8 - CEEJA
9 - EE Menodora Fialho Figueiredo
10 - EE Floriano Viegas Machado
11 - EM Neil Fioravanti
12 - EE Pastor Daniel Berg
Desde já os nossos sinceros agradecimentos já que Dourados surpreendeu com mais de 50% das escolas participantes, esperamos que nos próximos concursos possamos participar e representar Dourados a nível Estadual e Nacional.
SGE Anisio de Jesus Gonçalves 13/09/2013
ESTAGIÁRIOS SELECIONADOS PARA TRE - DOURADOS
Queremos parabenizar o empenho de vossa senhoria pela participação
do processo seletivo de alunos estagiários para atuarem no TRE de
Dourados, bem como parabenizar os alunos pelo desempenho na prova
escrita, dos 10(dez) inscritos 8(oito) foram aprovados, sendo que os 04
primeiros irão ocupar as vagas e os demais ficarão na suplência com a
possibilidade de serem convocados posteriormente eis a relação dos
alunos e as escolas:
1- Giovanna Passo da Silva - EE Presidente Tancredo Neves
2 - Rafaela Cabral Belini - EE Prof. Alicio Araújo
3 - Mariana Fahoni Renovato EE Prof. Alicio Araújo
4 - Jônatas Marques dos Santos - EE Presidente Vargas
2 - Rafaela Cabral Belini - EE Prof. Alicio Araújo
3 - Mariana Fahoni Renovato EE Prof. Alicio Araújo
4 - Jônatas Marques dos Santos - EE Presidente Vargas
5 - Rebeca Brandão Maia - EE Antonia da Silveira Capilé
6 - Karina Correia Cardoso - EE Floriano Viegas Machado
7 - Claudia Regina Silva dos Santos EE Prof. Floriana Lopes
8 - Giuliana Delvalle Morinigo EE Menodora Fialho Figueiredo
Somos gratos pela efetiva participação da Rede Estadual de Ensino e que
os senhores continuem incentivando outros alunos para participarem de
outros porocessos seletivos.
SGE - Anisio de Jesus Gonçalves 16/09/2013
FESTA DA ESCOLA
Neste sábado dia 14/09/2013 das 7h e 30 minutos às 11h e 30 minutos estivemos na EE Prof. Celso Muller do Amaral acompanhando a 9ª Festa da Escola.
A festa contou com a participação do Projeto de Ação Social da Unigran onde os acadêmicos dos Cursos de: Educação Física, Psicologia, Biomedicina, Artes Plásticas, Farmácia e Estética realizando atividades recreativas com as crianças, aferição de pressão arterial ,teste de glicemia e tratamento estético para os pais presentes.
O evento contou com a efetiva participação dos pais e crianças que se divertiram com as brincadeiras realizadas.
Houve também distribuição de algodão doce, cachorro quente e refrigerantes para todos.
No final da festa houve sorteios de um aparelho celular, um aparelho de jogo eletrônico, um tablet e uma bicicleta.
Gostaríamos de parabenizar a Direção Colegiada pela realização dessa festividade, que com certeza aproxima mais ainda a comunidade escolar da escola e corrobora para o oferecimento de uma educação de boa qualidade.
SGE - Anisio de Jesus Gonçalves
Dourados-MS, 16 de setembro de 2013.
II - COEED - II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Nos dias 6, 7 e 8 de setembro de 2013, estivemos participando do II COEED - MS - II Conferência Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.
A solenidade de abertura iniciou-se no dia 06/09/2013 às 19h e 15 minutos abrilhantada com uma apresentação artística do Grupo de Cordas da UCDB.
Em seguida a Prof. Vera de Fátima de Paula Antunes coordenadora do II COEED-MS disse que" naquele evento todos estariam deliberando proposta para a educação de Mato Grosso do Sul", frisou ainda que esse trabalho contou com a participação dos 79 municípios distribuídos em 17 Pólos onde foram discutidos os sete eixos que compunham as proposições nas Conferências Municipais e Intermunicipais, culminando com a realização do Fórum Estadual, cujo resultado da discussão será encaminhado para o Fórum Nacional no mês de fevereiro em Brasilia com outros cinco estados.
Também prestigiou a solenidade de abertura o Pro Reitor da UFMS Prof. Henrique Mengeli,que ressaltou que "os grupos teriam dois dias bastante profícuos na organização dos trabalhos.
A secretária municipal de educação de Costa Rica e Presidente da UNDIME, agradeceu a presença dos secretários municipais que sediaram as conferências municipais e intermunicipais.
O Deputado Federal Antonio Carlos Biffi falou sobre a sua participação na Comissão de Educação e o trabalho de convencimento que se travou no setor financeiro e setor político para que se garantisse dos 100% dos recursos dos Royalties do Petróleo, sendo destinados 75% para a educação e 25% para a Saúde, sendo que no dia 09/09/2013 a presidente Dilma estaria sancionando a lei que garante esses recursos.
Posteriormente a Secretária de Estado de Educação Maria Nilene Badeca da Costa colocou que "aquela conferência é um espaço democrático para que todos possam participar, refletir e discutir políticas educacionais e almejar novas perspectivas e que a escola exerce um papel fundamental nessa política, que visa a equidade da educação, mobilizar ações articuladas entre os ente federados de acompanhamento, monitoramento e avaliação." Que haja muito êxito e muito trabalho nas proposições de propostas de Mato Grosso do Sul.
Dando continuidade a solenidade o Prof. Francisco das Chagas Fernandes destacou sobre o trabalho desenvolvido na Conferência Estadual de 2007 e 2008, que deliberou a realização da Conferência Estadual com todos os setores da educação nacional realizado em 2010. Na oportunidade deliberou-se pelo Fórum Estadual de Educação e os Foruns Municipais conquista de dois organismos para acompanhar o Fórum de Educação Nacional. Faltava a experiência de como organizar Fórum e Conferência com o poder público e a sociedade civil só se organizaram conferências específicas sem a participação do poder público e a sociedade civil. Dois organismos em construção não existe legislação nacional para garantir as conferências e os fóruns.
Para encerrar a cerimônia o Prof. Carlos Augusto Abicalil conferencista da temática O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação : Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração disse que a discussão do CONAE é fruto de um amplo debate desde o Movimento dos Pioneiros nos idos dos anos 30.
Quando falamos de Sistema Educacional não devemos pensar em ficar no mesmo lugar, pois a palavra remete para articular, dar movimento.
O sistema está no mesmo corpo que tem capacidades e habilidades distintas. Ele deve articular o movimento do Plano Nacional de Educação, romper com o pacto e herança histórica da sociedade civil e organização não governamental.
O federalismo de cooperação, a tomada de decisão imperou na Emenda 53 que assumiu a educação básica.
O regime de colaboração foi um treinamento intenso entre a concorrência x cooperação e transferência de responsabilidade.
A conferência constitui um espaço mobilizador, deve ser um espaço de diálogo para se tomar decisões.
A nossa ignorância é mais do que conhecemos e a perspectiva é responder à demanda estrutural reclamada no nosso Brasil em consolidação com o movimento social de alta representatividade, consistente,diverso, plural e legítimo
Um Sistema Educacional se constrói quebrando alguns ovos, não somos fabricantes de concorrentes.
A sociedade brasileira é herança das capitanias hereditárias, do escravismo da ocultação da história e da inexistência da sociedade.
Nas manifestações ocorridas recentemente falou-se em educação nos "padrões da FIFA", porém não podemos aceitar, pois a FIFA cobra ingresso e a educação é um direito público e subjetivo, temos que ter a serenidade quanto ao percurso que a criança e o jovem caminham no seu cotidiano escolar.
O palestrante encerrou a conferência com a seguinte mensagem: "Que o urgente não te impeça de se ocupar do importante."Quino
Nos dia 07/09 realizou-se a discussão dos eixos nos grupos e no dia 08/09 culminou com a aprovação das proposições na plenária.
Finalmente realizou-se a escolha dos delegados por segmento que estarão representando os conferencistas na Conferência Nacional a realizar-se em Brasilia no mês de fevereiro de 2014.
SGE - Anisio de Jesus Gonçalves
Dourados-MS, 17 de setembro de 2013.
20 RAZÕES SURPREENDENTES POR QUE AMAMOS O BRASIL
16 Fazemos poesia na praça.
Em Dourados-MS, na Praça Antonio João, há vários arcos com fotos e poesias em homenagem ao autor cuiabano Manoel de Barros.(Revista Seleções ,setembro 2013)
SGE - Anisio de Jesus Gonçalves
Dourados-MS, 23 de setembro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário